Nesta quarta-feira, 14, a Polícia Civil do Amapá (PC-AP), em uma ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou a operação "Proteção Integral II", com cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em vários estados do Brasil, com o objetivo de combater e responsabilizar criminalmente os investigados por abuso sexual contra crianças e adolescentes no âmbito cibernético.
A ação segue o plano da gestão do Governo do Amapá que busca a integração das instituições de defesa social no combate a todo e qualquer crime no estado. No Amapá, as investigações e trabalho operacional estão sendo capitaneados pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCCIBER).
O alvo da PC-AP foi localizado no município de Laranjal do Jari, e até o momento já foram apreendidos vários aparelhos eletrônicos e de informática, como notebook, tablets, celulares, CPU, HD's externos, pendrives, entre outros objetos.
"A Polícia Civil desempenha um papel fundamental na investigação e combate à pornografia infantil na internet, uma prática criminosa que afeta severamente a vida de crianças e adolescentes. Essa ação é crucial para proteger os direitos e a segurança dos menores, garantindo que criminosos sejam identificados e punidos. Ao atuar de forma eficiente, a Polícia Civil não apenas desmantela redes de exploração, mas também conscientiza a sociedade sobre a gravidade do problema", destacou Áurea Uchôa, delegada titular da DRCCIBER.
Comentários: