O governador Clécio Luís celebrou, nesta sexta-feira, 10, o início dos atendimentos da carreta de saúde da mulher como parte do “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, na sede do Hospital de Amor, na Zona Norte de Macapá. O programa chega ao Amapá por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e a bancada federal amapaense.
“O Governo Federal sabe que o Amapá tem a saúde realmente como prioridade. Esse programa disponibiliza mais especialistas, com preventivo de câncer de mama e no colo do útero e isso complementa as ações que a gente faz. A ideia é se unir para reduzir a fila de atendimento porque faz o diagnóstico precoce, diminuindo os custos para a saúde pública. A saúde é nossa prioridade imediata, absoluta e inegociável e, mesmo com dificuldades, nós saímos de uma condição bem precária e chegamos a atendimentos de excelência e vamos avançar ainda mais”, afirmou o governador.
A vinda da carreta ao estado busca ampliar o acesso das mulheres a consultas e exames especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de espera, garantindo diagnóstico precoce e fortalecendo o cuidado integral à saúde feminina.
O programa potencializa o serviço já oferecido pelo Governo do Amapá por meio da rede e também da Carreta Delas, lançada neste mês para percorrer os municípios com consultas ginecológicas, mamografias, exames preventivos e de ultrassonografia, além de ações educativas e de prevenção. Ambos representam o mesmo propósito: levar atendimento especializado e humanizado para mais perto das mulheres amapaenses.
Os serviços foram articulados pelo governador Clécio Luís em conjunto com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Dorinaldo Malafaia, junto ao Ministério da Saúde.
“É uma grande vitória, no Outubro Rosa, trabalhar a prevenção por meio de um equipamento belíssimo que vai poder ficar aqui no estado do Amapá. Em novembro vai chegar aqui uma outra carreta que vem somar essa para realizar exames de tomografia numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Nós estamos podendo fazer isso porque tem uma decisão política que fortalece a saúde em todo o país, sobretudo para regiões como a Amazônia”, citou o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Salles.
Programa federal
Com estrutura moderna e totalmente equipada, a unidade móvel oferece mamografias, ultrassonografias mamárias, consultas ginecológicas e exames preventivos do colo do útero, todos os serviços de forma gratuita. A capacidade é de até 180 atendimentos por dia, contribuindo para desafogar a fila da regulação e assegurar o direito à saúde com agilidade e acolhimento. A Medida Provisória do Agora Tem Especialistas foi sancionada na terça-feira, 7, pelo presidente Lula como lei federal, tornando a iniciativa um programa de Estado.
Além das unidades móveis, as ações desenvolvidas contam ainda com ampliação de mutirões, a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde, tudo por meio de parcerias com instituições privadas, garantindo mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada.
"É fundamental que o SUS garanta a universalização do acesso à saúde especializada. Ter especialistas servindo a população é fundamental, então acho que esse é o caminho que o presidente Lula entrega pra gente com muita satisfação e compromisso: uma saúde pública que realmente diminua esse tempo de espera", comentou o deputado federal Dorinaldo Malafaia, em nome da bancada federal.
Comentários: