Amazon News

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Notícias Geral

'Esta comenda não é apenas um prêmio, mas um símbolo de esforço coletivo dos educadores', afirma Clécio, ao receber prêmio educacional em Brasília

A escolha dos governadores premiados obedece a critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA).

'Esta comenda não é apenas um prêmio, mas um símbolo de esforço coletivo dos educadores', afirma Clécio, ao receber prêmio educacional em Brasília
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta segunda-feira, 13, de forma inédita, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. O reconhecimento prestigia a atuação do chefe do Executivo amapaense em prol do avanço da educação no estado, uma das prioridades da atual gestão. A solenidade ocorreu no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF).

A escolha dos governadores homenageados obedece a critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA). De acordo com o comitê organizador, Clécio foi um dos cinco governadores selecionados após análise criteriosa dos eixos: resultados de alfabetização, equidade racial e socioeconômica, formação continuada de professores e engajamento em regime de colaboração.

“Esta comenda não é apenas um prêmio, mas um símbolo do esforço alcançado pelos professores. Fazer educação na Amazônia é, antes de tudo, um ato de coragem, e isso não falta aos nossos educadores”, destacou Clécio Luís, durante o discurso no Senado Federal.

Leia Também:

Segundo o Índice Estadual de Alfabetização, o Amapá avançou de 41,5% para 46,6% de crianças alfabetizadas na idade certa, um salto de 5,06 pontos percentuais, colocando o estado entre os cinco que mais progrediram dentro do programa. Houve ainda redução de quase 7% nas desigualdades entre escolas de diferentes contextos sociais. Em relação à formação continuada, o Amapá atingiu 100% de adesão das redes municipais aos programas de capacitação.

“São números importantes, mas esses dados têm rosto. Eles têm nome. Esses números representam a professora que atravessa o rio de catraia para alfabetizar, o professor que passa o fim de semana revisando planos de aula, o técnico que viaja horas por estradas de terra para entregar material pedagógico a tempo. Representam cada profissional que acredita que ensinar é semear o futuro”, enfatizou o governador.

A honraria conta com o apoio do Ministério da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, da Fundação Roberto Marinho e de entidades do terceiro setor ligadas à educação. A premiação evidencia os resultados concretos do trabalho realizado pelo Governo do Estado, que atua como um time engajado em garantir alfabetização na idade certa, desde a boa gestão dos recursos públicos até o compromisso diário nas salas de aula.

Inédito

Sob a coordenação do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), o Senado Federal entregou, pela primeira vez, uma comenda a governadores que se destacaram em políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.

“Ensinar todas as crianças a ler e escrever é fundamental. Sem isso, elas enfrentam dificuldades ao longo de toda a vida escolar. Se até os oito anos a alfabetização não acontece, o pleno potencial será dificilmente alcançado”, declarou o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

“Esse prêmio é dedicado a muitos professores do nosso Amapá, especialmente àqueles que atuam em regiões distantes dos centros urbanos, mas que não desistem e seguem com a missão de levar educação a todos”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.

O Governo Federal tem como meta alfabetizar mais de 80% das crianças da rede pública até 2030. Em 2024, o índice nacional chegou a 59,2%.

Educação no Amapá

Nos últimos anos, o Amapá vem passando por uma transformação significativa na área da educação. Somente nos dois últimos anos, 100 escolas foram reformadas e 30 reconstruídas. Até o final de 2025, a previsão é alcançar 40 escolas reconstruídas, o que representará 10% de toda a rede física estadual.

Além disso, o Governo do Amapá já convocou mais de 1,8 mil novos profissionais da educação, entre professores, pedagogos, cuidadores, intérpretes de Libras, gestores e técnicos.

Valorização do magistério

Simultaneamente, a gestão estadual tem promovido avanços históricos na valorização dos profissionais da educação, com reajuste salarial acumulado de 30% em três anos, sendo 12,3% apenas em 2025.

O avanço é fruto do diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap). Além do reajuste, o Governo do Estado mantém em dia as progressões de carreira dos servidores, além de garantir a concessão de licenças-prêmio.

Comentários:
Tito Tobias

Publicado por:

Tito Tobias

Jornalista Credenciado

Saiba Mais
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Veja também

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!