A Universidade do Estado Amapá (Ueap) realiza durante dois dias o 4° Simpósio de Design com o tema: “A Amazônia como potência cultural e visual para o design”. O evento, que inicia nesta terça-feira, 28, a partir das 13h30, pretende desenvolver a compreensão, por meio de debates e oficinas, de como o design dialoga com a realidade sociocultural do Amapá.
A programação, no auditório central da universidade e no Centro Educacional Profissional Graziela Reis de Souza, vai contar com participação de docentes, estudantes e profissionais da área, que além de oficinas, também irão promover palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos para expor experiências e dialogar aspectos do design no estado.
“Trabalhamos nesse Simpósio para buscar uma nova identidade que o design vem apresentando no estado. E agora vamos transmitir que essa área é um viés de transformação para a realidade socioeconômica do Amapá, onde podemos realmente, a partir dele, transformar a realidade de muitas comunidades, muitas pessoas e tornar o estado em uma potência econômica e de conhecimento”, disse o coordenador do curso de Tecnologia em Design da Ueap, Rodrigo de Aquino.
Entre os convidados, estão o artista plástico e grafiteiro, Miquéias “Kash” Alves, que vai falar sobre a atuação desse movimento artístico na Amazônia, e também a designer de moda e empreendedora, Leya Oliveira, que vai compartilhar sua jornada profissional e discutir a importância da moda sustentável focada nas raízes de nossa região.
O Simpósio ainda terá apresentações artísticas, como a performance teatral: “A voz do rio” da atriz Jessica Taís, no primeiro dia do evento. Já, no segundo e último dia, na quarta-feira, 29, o grupo amapaense de "reggaeton" e outros ritmos latinos, Maniva Venenosa, encerra com muito "swing" a programação do encontro.
Para os participantes que pretendem receber o certificado de presença no evento e também ingressar nas oficinas, basta se inscrever gratuitamente.
Comentários: