Amazon News

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Notícias Geral

Asfaltamento da BR-156: obra mais antiga do Brasil será retomada no AP

O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve no Amapá esta semana assinando duas ordens de serviço autorizando a pavimentação de aproximadamente 116 quilômetros da estrada.

Asfaltamento da BR-156: obra mais antiga do Brasil será retomada no AP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Iniciada em 1932, a pavimentação da BR-156 é a obra mais antiga do Brasil, um verdadeiro retrato do descaso e da ineficiência do poder público diante das demandas estruturais. De 1932 até 1945, apenas 9 quilômetros de estrada foram construídos. Nenhum dos governadores que comandaram o Amapá desde o regime militar até a criação do Estado estiveram à altura da obra, que se arrasta diante dos olhos públicos como um símbolo da má gestão e falta de vontade com a coisa pública. 
O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve no Amapá esta semana assinando duas ordens de serviço autorizando a pavimentação de aproximadamente 116 quilômetros da estrada. Mais uma promessa que enche de esperança o povo amapaense.
Dessa vez, a pavimentação da Rodovia BR-156 está sendo resultado de um trabalho em conjunto de articulação liderado pelo governador Clécio Luís, em parceria com a bancada federal o estadual. A obra potencializa a capacidade de desenvolvimento econômico para a região no extremo Norte do Brasil.
“O problema é antigo e, com o dinheiro colocado da gestão do presidente Lula, com articulação nossa e da bancada federal e estadual, ou seja, com o bom ambiente político e as soluções técnicas, vamos ver essa obra concluída. É um sonho, mas também uma necessidade, para melhorar e dar segurança ao transporte de cargas, de passageiros, turistas, pacientes. É um benefício que esperamos há muito tempo e que agora vai sair. Além disso, já no próximo verão, teremos todos os trechos em obras para a conclusão definitiva da BR-156”, comentou o governador.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou em Oiapoque as ordens de serviço que autorizam a pavimentação de dois trechos da rodovia, que juntas atendem 116 quilômetros. As assinaturas ocorreram no canteiro de obras localizado na comunidade Vila Velha do Cassiporé.
Serão investidos cerca de R$ 600 milhões por meio do Novo PAC. As obras do lote 1, que conectam a capital Macapá a Laranjal do Jari, no Sul do estado, totalizam 60,1 quilômetros. A outra ordem de serviço se refere às obras do lote 3, entre Calçoene e Oiapoque, com extensão de 56,04 quilômetros, que será a primeira a começar.
“A união da nossa bancada, sonhando com esta obra e se dedicando para que ela aconteça, junto ao empenho do governo federal, vai gerar mais desenvolvimento para o Amapá. É uma obra prioritária para o estado brasileiro, para solucionar uma demanda histórica do nosso estado”, afirmou o senador Davi Alcolumbre.
A obra, que é fundamental para a circulação das pessoas e escoamento de produção agrícola, é mais uma meta do Plano de Governo da gestão, que buscou junto ao Governo Federal a finalização do asfalto, uma demanda histórica da população amapaense.

 

Comentários:
Tito Tobias

Publicado por:

Tito Tobias

Jornalista Credenciado

Saiba Mais
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Veja também

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!